Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

biblio:rosa_maria_torres [29/38/2015 22:38] (atual)
Alberto Vicentini Criação deste novo documento.
Linha 1: Linha 1:
 +Se a ideia é entender o contexto da educação (no Brasil e demais países latino-americanos) e as possibilidades de mudança e os significados das inovações e reformas, este livro ajuda bastante.  
 +A obra é constituída de cinco itinerários:​ 
 +  * I - O mundo da Educação;  
 +  * II - As instituições educativas;  
 +  * III - Os educadores;  
 +  * IV - Experiências inspiradoras 
 +  * V - Proposições. 
 +Numa das notas da apresentação a autora sinaliza algumas lições aprendidas nos processos de mudanças na educação:​ 
 +  - a mudança é um processo, não um evento... 
 +  - a prática modifica-se primeiro que as crenças... 
 +  - é necessário pensar grande, mas começar pelo pequeno... 
 +  - o planejamento evolutivo é melhor que o planejamento linear... 
 +  - as estratégias que integram um duplo movimento, de baixo para cima (inovações no interior da escola) e de cima para baixo (reformas educacionais),​ são mais eficazes que as que operam em um só sentido... 
 +  - o conflito é um ingrediente necessário e inevitável da mudança... 
 +  - os professores são a chave da mudança educativa e sua participação ativa é fundamental...  
 +{{gview 80%, 500px > :​biblio:​rosa_maria_torres_itinerarios.pdf|O capítulo I - amostra do livro}}