Se a ideia é entender o contexto da educação (no Brasil e demais países latino-americanos) e as possibilidades de mudança e os significados das inovações e reformas, este livro ajuda bastante. A obra é constituída de cinco itinerários:

  • I - O mundo da Educação;
  • II - As instituições educativas;
  • III - Os educadores;
  • IV - Experiências inspiradoras
  • V - Proposições.

Numa das notas da apresentação a autora sinaliza algumas lições aprendidas nos processos de mudanças na educação:

  1. a mudança é um processo, não um evento…
  2. a prática modifica-se primeiro que as crenças…
  3. é necessário pensar grande, mas começar pelo pequeno…
  4. o planejamento evolutivo é melhor que o planejamento linear…
  5. as estratégias que integram um duplo movimento, de baixo para cima (inovações no interior da escola) e de cima para baixo (reformas educacionais), são mais eficazes que as que operam em um só sentido…
  6. o conflito é um ingrediente necessário e inevitável da mudança…
  7. os professores são a chave da mudança educativa e sua participação ativa é fundamental…